Tipos de ábaco
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Momento histórico
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Utilidades para a humanidade
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Ábaco escolar
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Utilizado numa escola
dinamarquesa, do séc. XX.
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este tipo de
ábaco é utilizado para representar
números sem o uso do lugar da ordem dos números. Cada bola e cada fio têm
exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para
representar números acima de 100.
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Cranmer
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Ábaco adaptado por Helen Keller
para deficientes visuais. Não se sabe quando se deu a adaptação, mas ainda é
usado com alunos em séries iniciais, tanto nas escolas públicas quanto em
escolas estaduais para cegos.
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É utilizado por indivíduos
cegos. Uma peça de tecido macio ou borracha é colocada por trás das esferas
de modo que não se movam sem manipulação.
É utilizado para resolver operações matemáticas, adição, subtração,
multiplicação e divisão, raiz quadrada e raiz cúbica.
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Indiano
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Fontes do século I como
Abhidharmakosa, descrevem a sabedoria e o uso do ábaco na Índia. Por volta do
século V, escrivães indianos estavam já à procura de gravar os resultados do
ábaco.
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Textos hindus usavam o termo
shunya (zero) para indicar a coluna vazia no ábaco.
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Mesopotâmico
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2700-2300 A.C.
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Construído em pedra lisa coberta por areia
ou pó. Palavras e letras eram desenhados na areia, números eram eventualmente
adicionados e bolas de pedra eram utilizados para ajudar nos cálculos.
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Japonês
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Por volta de 1600 D.C., os
japoneses adotaram uma evolução do ábaco Chinês
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Versão do ábaco chinês 1/5 para1/4 fabricado
mais ou menos em 1930. É possível obter valores entre 0 e 9
(10) possíveis em cada coluna.
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Romano
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Criado por volta do século XVIII.
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Era uma pedra era uma tábua com 8 orifícios
onde ficavam as bolinhas de contagem e em cada orifício inferior havia 5
bolinhas e no orifício superior 4. Seu funcionamento era semelhante ao do
ábaco atual.
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